A Family Coaching foi o primeiro projeto de coaching parental português, criado em 2008. Após vários anos de trabalho na área social e educativa, com filhos pequenos, Ângela Coelho e Sandra Belo sentiram uma vontade conjunta de ter um projeto próprio.
Ao longo dos anos, a Family Coaching desenvolveu formações e intervenções junto de empresas, autarquias, centros de saúde, escolas, IPSS, etc. Apoiam famílias que pretendem transformar a sua vida familiar e a sua vivência parental.
Em 2010, publicaram o primeiro livro português sobre coaching parental — “Family Coaching: 36 Desafios para Pais Extraordinários”, baseado na experiência de trabalho com pais e mãe em diferente contexto e em 2017 surgiu a 3ª edição com mais um capítulo dedicado aos profissionais. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalho junto de técnicos (professores, educadores, assistentes sociais, psicólogos, médicos, advogados, mediadores…) que trabalham com famílias.
Ao levar a abordagem, os conceitos e as metodologias do coaching parental aos técnicos que trabalham com famílias, pretende-se criar oportunidades de dotar estes profissionais de novas ferramentas que potenciem a sua intervenção junto das famílias com quem trabalham.
Destinatários:
Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Médicos, Enfermeiros, Advogados, Mediadores, Professores, Educadores de Infância, e outros profissionais que intervenham ou interajam, na sua prática profissional, com pais e/ou famílias.
ângela coelho
Parent Coach (conferida pela ParenTalk e pela Parent Coaching Academy, no Reino Unido). Life Coach (Coach Professional European Coaching Association, conferida pelo More Institute, Lisboa).
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa.
Tem dinamizado e participado em diversos projectos de apoio à maternidade
No âmbito do projecto Family Coaching tem 17 anos de experiência como coach parental.
SANDRA BELO
Parent Coach (conferida pela ParenTalk e pela Parent Coaching Academy, no Reino Unido). Life Coach (Coach Professional European Coaching Association, conferida pelo More Institute, Lisboa)
Assistente Montessori (0-3 e 3 - 6 anos), certificada pela Association Montessori Internationale. Mestre em Psicologia Escolar, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Foi docente do ensino superior nos cursos de psicologia, educadores de infância e professores do 1º ciclo.
No âmbito do projecto Family Coaching tem realizado centenas de processos de coaching parental junto de pais e mães que procuram viver de um modo mais satisfatório a sua vida familiar.
OBJECTIVOS GERAIS
Identificar as vantagens da utilização de técnicas do coaching parental no trabalho do técnico.
Aplicar os princípios do coaching parental no seu trabalho diário.
Aprender a aplicar técnicas do coaching parental nos momentos de interação com os pais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O coaching parental: princípios orientadores
O coaching parental, a autoconfiança das famílias e a autoconfiança profissional
O coaching parental e os valores - os do profissional, os das famílias e os da instituição onde se insere
O coaching parental e competências de comunicação
O coaching parental e a gestão do tempo
Integração dos conteúdos da formação na prática do profissional
Metodologia:
Trata-se de uma formação que assenta numa metodologia teórico-prática para que as descobertas se realizem entre a exposição do formador e a experiência dos exercícios propostos. Além do conhecimento teórico-prático do conceito de coaching parental e de algumas técnicas a ele subjacentes, pretende-se que os formandos do curso definam novas estratégias de interacção com os pais / famílias.
Avaliação:
A avaliação consiste em dois momentos:
Avaliação contínua:
Assiduidade
Aquisição e aplicação de conteúdos: no início de cada sessão, o formando é convidado a partilhar quer as aplicações práticas que fez entre sessões, quer as reflexões que decorreram da sessão anterior.
Envio de uma reflexão crítica relacionada com os temas da formação até 3 semanas após o fim da formação. No início do curso serão disponibilizadas as instruções e indicações para a realização do referido trabalho.
Horário
Dias 6 E 7 DE nOVEMBRO
Das 18H-21H
Dias 20 E 21 DE nOVEMBRO
Das 18H-21H
Dia 8 DE NOVEMBRO
Das 09H-16H
Dia 22 DE NOVEMBRO
Das 09H-16H
VALOR investimento
320€
TESTEMUNHOS
“Do contacto com o vosso trabalho (formação e livro) fizemos estas descobertas: o coaching é poderoso porque nos permite ter consciência e tirar partido das nossas próprias limitações: não podemos mudar os outros, mas podemos reconhecer o que nos incomoda e encontrar a melhor forma de lidar com isso! Transforma a nossa perspectiva acerca do eu e do outro, o que é uma opção minha e, portanto, está dependente de mim e da acção do outro, que é efectivamente do outro! É uma ótima ferramenta para redistribuir a responsabilidade, dotar as famílias de competências para definirem os seus limites! Mudar ou não mudar passa a ser uma escolha consciente!" (Marta Cotrim e Catarina Carvalho, Câmara Municipal de Cascais)
“A formação foi muito bem recebida. Muito, mesmo. Grandes elogios à Ângela, às metodologias e aos conteúdos! Tanto ontem como hoje, recebi alguns agradecimentos. Entendi-os como uma manifestação espontânea de agrado pela oportunidade desta formação. (…) as minhas expectativas foram excedidas! Uma das professoras resumiu bem o entusiasmo que paira nesta equipa depois da vossa passagem por cá: “Quero uma Ângela todas semanas, pode ser?”. (…) senti na nossa equipa de docentes um impacto grande, muito positivo, em consequência deste dia e meio. É normal as formações terem um impacto imediato e positivo em quem as faz. Mas a intensidade em que o têm não é sempre a mesma. Parabéns pelo vosso excelente projeto!” (Ana Gomes, Colégio”O Nicho”)
“A formação que realizei já tem quase 1 ano, mas foi muito importante no meu trabalho como médica de família, nomeadamente na entrevista clínica e no desenho do plano terapêutico. Através do conceito de tentar perceber quais os valores daquela família, permite-me interpretar melhor as queixas e personalizar o plano terapêutico. Isso tornou o meu dia-a-dia mais interessante e menos stressante” (Carla Silva, médica de família)
“Há 15 anos que trabalho na área da educação e da saúde e há 11 que sou mãe. Quer pela minha experiência profissional, quer pelo meu papel de mãe, desde sempre que procuro manter-me atualizada e a formação tem sido uma prioridade na minha vida. Foram várias as formações que tirei ao longo destes anos mas sem dúvida alguma que o curso de Coaching Parental marcou a minha vida como nenhum outro. Rapidamente dei por mim a ver resultados muito positivos não só no meu seio familiar como também nas famílias com quem trabalho diariamente. Nunca um curso tinha tido tamanho impacto nessas diferentes áreas da minha vida. Não foi necessário chegar ao final do curso para perceber que nada em mim ficaria igual (e ainda bem). Senti ao longo de todo o processo de aprendizagem que estava a crescer não só a nível profissional, mas essencialmente a nível pessoal. Se a vida é feita de escolhas, então fazer este curso foi das escolhas que mais me orgulho de ter feito.” (Ana Vasconcelos, mãe e psicóloga).