especialidades
Aconselhamento parental
O aconselhamento parental consiste numa resposta clínica em que o terapeuta promove e guia uma reflexão em que as necessidades da criança e a forma como os pais as acolhem e lhes respondem são analisadas e repensadas. Assim, são desenhadas estratégias que permitam reajustar a dinâmica familiar e as práticas parentais
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
A Psicologia Educacional é um ramo da Psicologia que intervém no processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento e educação. A sua intervenção pode ser preventiva, de melhoria e/ou alteração do comportamento, tendo como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências das crianças e jovens, grupos e instituições, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.
PSICOMOTRICIDADE
A Psicomotricidade é o campo transdisciplinar que se centra no estudo das relações entre o corpo, as emoções e o pensamento. Na população infantil, a terapia psicomotora é uma modalidade de intervenção que se baseia no conhecimento objetivo das fases de desenvolvimento sensoriomotor e psicoafectivo e que utiliza técnicas de mediação corporal que envolvem o movimento, o corpo e o brincar para desenvolver o potencial da criança nas diversas áreas: motora (fina e grosseira), pessoal e social, linguagem e cognição.
Pediatria do Neurodesenvolvimento
Tudo começa com uma ideia. Talvez você queira abrir um negócio. Talvez você queira transformar um passatempo em algo mais sério. Ou talvez você tenha um projeto criativo para divulgar ao mundo. Seja o que for, o modo de contar sua história on-line faz toda a diferença.
PEDIATRIA
A Pediatria é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças, desde o momento do seu nascimento (ou até antes) até à adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.
A Pediatria não é apenas uma atividade médica, mas um estado de espírito, que tem como alicerce o amor à criança, não tratando apenas de doenças, mas contribuindo para a formação de um ser mentalmente saudável e socialmente útil.
NUTRIÇÃO
O serviço de Nutrição tem como principal missão melhorar o estado de saúde geral, prevenir e tratar doenças.
Em consulta é elaborado o diagnóstico clínico e nutricional detalhado, bem como a avaliação da composição corporal, necessários para a prescrição de um plano alimentar personalizado e individual, sempre centrado no paciente. Neste contexto também a educação alimentar é fundamental, alteração de comportamentos e a aquisição de um estilo de vida mais saudável e adequada a cada contexto.
pedopsiquiatria
A Pedopsiquiatria, ou Psiquiatria da Infância e da Adolescência, é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de dificuldades emocionais, de comportamento e de socialização em crianças, adolescentes e nas suas famílias.
Tem como principais objetivos a promoção de um normal desenvolvimento psicoafetivo e a intervenção pode incluir a prescrição de fármacos, consultas terapêuticas e intervenções familiares, sempre com o objetivo último de promover o bem-estar psíquico e o encontrar de um novo equilíbrio individual e familiar.
psicologia clínica do adulto
A psicologia clínica de adultos é a área da psicologia que tem como objetivo principal levar o paciente a atingir um estado de bem-estar emocional, perceção de autocompetência e força para definir e perseguir os seus objetivos, permitindo-se este tempo de investimento pessoal. É um processo dedicado ao tratamento de problemas ou queixas psicológicas, através da comunicação, da interação e da relação estabelecida entre o indivíduo e o terapeuta. Através do autoconhecimento o paciente é convidado a entender a forma como se comporta, bem como as próprias emoções e pensamentos, a identificar padrões e bloqueios e a descobrir em si as estratégias que lhe permitem ver melhor satisfeitas as suas necessidades pessoais e, assim, atingir o bem-estar emocional.
psicologia clínica infantil e juvenil
A Psicologia Clínica da Infância e Adolescência é a área de estudo e compreensão do comportamento infantil e juvenil.
Alterações do sono e alimentação, problemas de comportamento, perturbações do neurodesenvolvimento ou da aprendizagem, dificuldades no relacionamento, medos, ansiedade, tristeza persistente e depressão são algumas das situações que mais frequentemente levam os pais a procurar um psicólogo.
PSIQUIATRIA
A psiquiatria é uma especialidade médica que desempenha funções no âmbito da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças mentais. A abordagem psiquiátrica passa em grande dimensão pela colheita da história clínica, que, obtida através da entrevista ao paciente, permite compreender as queixas e sintomas existentes, a sua duração, gravidade e evolução, tal como fazer um enquadramento biopsicossocial do paciente.
terapia da fala
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).
terapia de casal / familiar
A terapia familiar e de casal tem por base uma intervenção sistémica, onde trabalhamos em conjunto com os diferentes elementos de uma família, tendo em conta as constantes relações e interações estabelecidas entre todos.
Estas consultas pretendem potenciar as competências das famílias, contribuindo para o bem-estar de todos os seus elementos; ajudar e apoiar as famílias, no sentido de lidarem da melhor forma possível com os desafios, com os quais se deparam ao longo do seu ciclo vital.
terapia ocupacional
O terapeuta ocupacional é o técnico de saúde que promove a capacidade dos indivíduos, grupos, organizações ou comunidade, escolherem, organizarem e desempenharem de forma satisfatória as ocupações que considerem significativas.
Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer), ou contribuir para o seu próprio desenvolvimento, ou da sua comunidade (produtividade). Estas ocupações podem ser elementares tais como brincar, alimentar-se ou vestir-se, ou tão complexas como conduzir um carro ou desempenhar uma atividade laboral.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
O processo de Orientação Vocacional do Belong proporciona, através de um apoio individualizado, a oportunidade ao jovem de se conhecer melhor e ao mundo que o rodeia, desenvolver competências psicológicas e vocacionais e de adquirir ferramentas para (re)construir de forma autónoma e confiante o seu projeto vocacional e profissional. Este processo, decorre, habitualmente, ao longo de 6 consultas, podendo, em algumas situações, variar em função das necessidades, envolvimento e/ou desempenho do jovem.

