No Instituto Belong, o compromisso com a saúde mental abrange todas as fases do ciclo de vida e pretende chegar também a áreas de especialidade e intervenção em diferentes contextos.
No FLOW, o nosso objetivo é promover o conhecimento e aplicação da psicologia no contexto desportivo, abordando aspetos transversais que influenciam o desempenho, o bem-estar, a saúde mental e a motivação dos atletas, treinadores e demais profissionais envolvidos na atividade desportiva.
Contamos com uma equipa de profissionais na área da psicologia, dedicados à intervenção nas áreas da clínica e da saúde, desporto e coaching psicológico. O nosso compromisso é oferecer apoio e orientação criteriosa e cuidada, pautados pela ética e pelo rigor clínico e científico.
visão
Conscientes da importância da prevenção primária e dos fatores de risco associados ao contexto desportivo, desde a formação à alta competição, a visão do FLOW é criar um ambiente onde a saúde mental seja reconhecida como uma prioridade, integrando o bem-estar psicológico na cultura desportiva. Aspiramos contribuir para o combate ao estigma face aos aspetos psicológicos, promovendo uma abordagem integrativa que valorize tanto o desempenho atlético quanto a saúde mental. Os nossos objetivos são:
1. Investigar: Desenvolver investigações científicas que estudem os aspetos psicológicos envolvidos no desporto, como motivação, ansiedade, liderança, coesão de equipas e estratégias de coping, com um foco especial na saúde mental dos atletas.
2. Formar: Desenvolver cursos, workshops e palestras que promovam a capacitação de estudantes, profissionais da área, atletas, familiares, treinadores e dirigentes desportivos, dotando-os de conhecimentos sobre os conceitos, abordagens e técnicas da psicologia do desporto de forma efetiva, incluindo estratégias de prevenção e intervenção em desafios de saúde mental.
3. Intervir: Implementar programas de intervenção psicológica com os atletas, treinadores e dirigentes desportivos, visando a melhoria do rendimento desportivo e do bem-estar psicológico, com especial atenção às perturbações mentais como a depressão, a ansiedade, stress e burnout, bem como garantir o acompanhamento psicoterapêutico individualizado em contexto clínico, em caso de necessidade.
4. Divulgar: Publicar e disseminar conhecimento por meio de artigos e eventos científicos, contribuindo para a literacia em saúde mental e conhecimentos sobre a importância da psicologia aplicada ao desporto.
5. Parcerias: Estabelecer colaborações com instituições de ensino, clubes desportivos, federações e outras organizações para a realização de projetos conjuntos que beneficiem o desporto e a sociedade.
O foco do FLOW é, efetivamente, na Saúde Mental do indivíduo-atleta, em todas as fases do ciclo de vida e carreira desportiva ou pós-carreira desportiva, pois reconhecemos que os atletas enfrentam desafios únicos que podem impactar significativamente a sua saúde mental. As pressões para o alto desempenho, as expectativas externas, as lesões, transições de carreira e a vida pós-carreira são apenas alguns dos fatores que podem levar ao desenvolvimento de perturbações mentais.
O nosso núcleo dedica-se a estudar e abordar esses desafios, oferecendo apoio psicológico especializado para ajudar atletas a manterem sua saúde mental e bem-estar, enquanto alcançam seus objetivos desportivos.
A equipa
-

Cláudia Chasqueira
Psicóloga Clínica e Coordenadora do projeto FLOW
-

Daniel Sabino
Psicólogo Clínico e Coach Psicológico

